top of page

Cesar Sandoval

Old stuff

30 anos de animação​

Nosso estudio se chamava Sketch Produções antigamente.

Entre centenas de comerciais em animação, produziu também quadrinhos e um programa de TV em parceria com a extinta Chroma Filmes de Odorico Mendes. Foi um grande desafio na época, com raras produções independentes na nossa TV. No embalo dos quadrinhos, A Turma do Arrepio, programa de TV ia ao ar todos os dias de segunda a sexta as 17h mais ou menos... Isto porque a Tv Manchete, então em turbulência, tinha uma grade extremamente flexível, mudando o programa de horário com frequência. Foi muito bem sucedido até a extinção da TV com o falecimento do inesquecível Adolpho Block. Alcançava uma média de 4 a 5 pontos no IBOPE, um feito na época.

Uma Vida Animada
Comerciais de TV

​Entre centenas de comerciais em animação para o Brasil e exterior Cesar produziu os comerciais dos 3 Sacis do Banco Econômico, campeão das cadernetas de poupança. O álbum de figurinhas também foi um sucesso. Agência era a Propeg de Salvador.

Em 1982, surgiu o Pacheco, o camisa 12 da Gillette, criado pelo diretor de arte Peron da Almap. Num pais de então 90 milhões de tecnicos de futebol, Pacheco encarnava o mais fanático dos torcedores. Deve ter sido o mais veiculado desenho comercial de todos os tempos. O sucesso foi tão grande que a Gillette mandou colocar o pacheco em todas as assinaturas e pack shots dos seus produtos. Não fora o Sr. Lazaroni, acho que o Pachecão estaria aí hoje torcendo pelo Neymar, o Lucas e a nova seleção. 

Os 3 Sacis
Pacheco, da Gillette

Recentemente, por iniciativa de alguns fãs, que agora são garotões de mais de 30 anos, como o querido Paulo Gutemberg de Recife, e com a cumplicidade do Peu Gordyano, a Sessão Retrô fez uma bela homenagem à turminha do coração. Na época, a Turminha arrancou bons indices de Ibope na TV Manchete chegando a suados 5 pontos o que era um feito fora do canal Global. Com a morte de nosso querido padrinho Adolpho Bloch e a implosão da TV, os Arrepiantes saíram em definitivo do ar. Podem não acreditar, mas eu nunca recebi um centavo pelo programa de TV... Escrevíamos à noite, gravávamos e editávamos de manhã pra colocar no ar à noite. Foi um esforço enorme da Chroma filmes, do Odorico Mendes, Maurício Eça e outros amigos. A maior aventura era fazer o programa, posso jurar sobre isso. 

Graças a esta iniciativa da Sessão Retrô, que chamou a atenção de muita gente, estamos tendo propostas para a volta da Turma do Arrepio. Acendam as velas, pessoal! Emocionado, agradeço em nome da Turminha e dos queridos atores e equipe que tornaram esta aventura possível





Homenagem Arrepiante

Graças ao meu novo atento amigo Juliano Teixeira Pinto da Silva localizamos esta " vídeo mosca branca" anexo. O projeto "Trapalhõezinhos" provou que quadrinhos e personagens genuinamente brasileiros são viáveis economicamente, quando a mídia apoia. Confiram os produtos campeões que sairam desta iniciativa. Obrigado mais uma vez ao Juliano pelas correções temporais que ele nos forneceu também.

Ainda sobre esta época, não sabíamos que estavamos vivendo um momento tão significativo... acho que era porque não dava tempo de parar para pensar... Os Trapalhõezinhos renderam ainda várias animações como esta acima para a abertura do filme dos Trapalhões com a Xuxa. Quadrinhos e animação são complicados, tantas noites mal dormidas... A gente contava as horas pelo caminhão do lixo que passava ali pelas quatro horas da matina...

Copyright 2022 © No animals were harmed in the making

  • facebook-square
  • twitter-square

studio

bottom of page